Sou a Márcia, e vivo em Portugal.
Vou-vos falar do meu animal de estimação.
Sempre gostei muito de animais, se pudesse tinha um mini jardim zoológico em casa.
Como vivo num apartamento a minha mãe nunca aceitou a ideia de ter um animal por lá por casa. Mas já tive animais cá em casa como por exemplo um hamster, era tão fofinho. Infelizmente os hamsters vivem pouco tempo e ele morreu passado um ano aproximadamente… mas sobre os hamsters falamos noutra altura.
Hoje vou falar sobre o animal de estimação que tenho neste momento. Bem, não é bem meu. Ele é da minha cunhada, mas já está á alguns meses em minha casa e já faz parte da nossa família.
È uma tartaruga. Quer dizer nós chamamos tartaruga, mas na verdade é um cágado, porque o seu tamanho não desenvolve
Os cágados são animais da família das tartarugas, mas muito mais pequenos, como vemos na imagem.
Penso que é por ele ser tão pequenino que eu acho que ele deve comer muito, para ficar mais forte e crescer mais.
Sempre tive a mania de dar muita comida aos animais (daí nunca ter tido peixes, pois morrem muito facilmente com o excesso de comida, então acho que não viveriam muito tempo comigo eheh). O meu cágado também não come muito mas eu faço questão de deitar sempre comidinha para ele no aquário, ma não faz mal pois ele quando não tem fome deixa a comida lá, para depois comer.
Os cágados são omnívoros, comem carne crua, peixe, alface, banana, outras frutas e legumes Nós, cá em casa costumamos dar-lhe uns camarõezinhos pequeninos próprios para as tartarugas.
Mas ela nem sempre anda com apetite.
Quando começou o Inverno fiquei um pouco assustada. A nossa tartaruga estava a maior parte do tempo dentro da carapaça e praticamente não comia. Pensei: “Será que está doente?” “Oh não, se calhar dei-lhe comida demais”
Tenham calma... Preocupação desnecessária…Afinal não estava doente nem aconteceu nada com ela. Os cágados não gostam do frio. Durante o Inverno eles hibernam e deixam de comer. Só saem dentro da carapaça quanto está mais quente.
Durante o Verão eu coloco-a ao sol e ela fica toda contente. Estica as perninhas e fica bem quietinha.
É este o ambiente que ela mais gosta.
Já quando pressente algum perigo põe as patas, cabeça e cauda dentro da carapaça e não se mexe, como se estivesse morto. É a maneira de se proteger.
O aquário dela também tem algumas regras. Tem que ser uma parte de água e outra com terra e pedras e plantas.
Não é um animal que podemos agarrar e leva-lo a passear, mas é muito querido. Gosto de admira-la quando estou ao sol, e pregar-lhe algumas partidas quando ela esta na água. Ela às vezes faz uns sons muito engraçados.
São animais muito resistentes, espertos, dóceis, atentos, calmos, pacientes e mansos.
E o melhor para algumas pessoas: não faz barulho.
Bem deixo-vos agora algumas fotos da minha tartaruga.
Ah é verdade, neste momento devem estar a pensar “Mas afinal como se chama a tartaruga, que na verdade é um cágado?”
O que vos digo é: Boa Pergunta! Quando ela chegou aqui foi-nos apresentada como a tartaruga, e assim ficou: a nossa tartaruga.
Espero que tenham gostado de conhecer a nossa pequenina.
Quando eu tiver outro animal de estimação eu apresento-vos. Talvez, uma chinchila ou um coelhinho. Tão queridos… gostava muito de ter um cão mas se calhar só tenho quando tiver um espaço para ele puder estar á vontade.
Até á próxima.
Beijinhos
Ola irmazinha, em breve mando-te uma foto com o meu animal de estimacao.....surpreza, surpreza!
ResponderBorrarTadinhos dos peixinhos.. morreram obesos.. Márcia com tanta gordura nem conseguem nadar eheheheheheheh :)
ResponderBorrarEste mundo está de pernas para o ar: uns morrem de gordura, outros morrem de magreza... :)
Sr. Cágado, dou-lhe um recado: quando lhe derem demasiada comidinha, faça o favor de comer apenas o necessário...:) conselho de amiga! eheheheheheheh
Ahhh desejo-lhe muitos anos de vida :)
Recado para a menina Márcia: faça o favor de poupar na comidinha! eheheheheh :) :) :)