lunes, 4 de marzo de 2013

O Jovem Jose- parte 1


"Mas o Senhor era com José, e ele tornou-se próspero; e estava na casa do seu senhor, o egípcio.

E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia.


É impressionante o que podemos aprender com Deus através do que nos revela quando meditamos na Sua Palavra. 
Esta semana decidi ler a historia de José e pude extrair desta historia coisas que antes passaram desapercebidas. Aqui esta a diferença entre ler e meditar.  

José, um jovem que era o preferido do pai entre os demais irmãos e a quem havia sido prometida a sucessão. Vítima da inveja dos irmãos, José, era maltratado e humilhado pelos irmãos o tempo todo, no entanto, sempre buscava agradá-los pois queria que o aceitassem. Essa inveja levou a que seus irmãos o vendessem como escravo aos Ismaelitas que passavam no caminho, a fim de se livrarem dele. 
Uma vez no Egipto, servindo como escravo na casa de Potifar, José começa a destacar-se. Diz a Bíblia que Deus era com José, o que para mim quer dizer muita coisa. Apesar de José ter sofrido a injustiça, humilhação e traição dos irmãos, continuou a guardar o seu coração, não permitiu que esta sequeência de acontecimentos atingissem a sua alma, pois para ele a sua salvação, o agradar e servir  a Deus vinham em primeiro lugar. E, porque ele não perdeu o seu tempo reclamando com Deus, perguntando o porquê de tudo o que aconteceu con ele, mas usou aquela situação, usou o seu tempo,  para glorificar a Deus,servindo da melhor maneira, na casa de um estranho, fazendo a diferença entre os demais escravos,  Deus o tornou próspero, naquele lugar onde "Servia a seu senhor o egípcio". 
José, fisicamente era escravo e vivia como tal, mas espiritualmente era livre, pois conhecia ao Deus vivo e vivia de acordo com os Seus preceitos; José tinha paz interior! 
Ao contrário de seus irmãos, que estando em casa de seu pai, eram livres pois tinham tudo e podiam fazer o que quisessem,  no entanto, espiritualmente eram escravos do pecado. Não podiam reclinar a cabeça e dormir em paz...como poderiam, depois de ter feito o que fizeram com seu irmão e ainda ter mentido para seu pai como o fizeram? 

Pois é amigas, estes poucos versículos levam'nos a meditar sobre como temos sido para Deus, como O temos servido e servido aqueles ao nosso redor.

Pergunte-se a si mesma o seguinte e depois faça o que tiver a fazer para mudar a situação:

1. A que senhor você tem servido?
2. Deus tem sido com você?
3. Deus tem prosperado os seus caminhos?
4. Que diferença existe entre você e sua amiga que não serve a Deus?


P.s Continuarei a escrever sobre José nos proximos dias, pois acredito que Deus tem muito mais para me mostrar através da sua história!  

Na fé,

Carmo Dinis



No hay comentarios.:

Publicar un comentario